segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Animaniacs em Dvd! Finalmente!


Quem não se lembra de Yakko, Wakko e Dot? Não lembrou? Os Irmãos Warner e a Irmã Warner. Não lembrou ainda? E Pinky e Cérebro? E os Pombos Penas Boas? E da Enfermeira? Ainda não? Quem não foi criança durante os anos 90 certamente não conhece esse desenho, sem dúvidas uma das melhores produções feitas pela Warner Bros em seu ápice de inspirações para desenhos animados nos anos 90, ao lado de Tiny Toons e Freakazóide.

Pois bem amigos, finalmente, os Animaniacs chega ao Brasil em dvd, e o que é melhor: Com a dublagem original da Herbert Richers! Exibido a exaustão nas manhãs da Globo no Xou da Xuxa, Tv Colosso e Xuxa Park, além da exibição na WBTV de 1995 a 1998, e algumas reprises recentes no SBT, o desenho chegou a ter alguns volumes lançados em VHS e especiais pra cinema também. Pra quem não conhece o desenho, vale a pena contextualizar, e pra quem conhece, mas não lembra, é bom refrescar.

Animaniacs foi uma produção de Steven Spielberg em parceria com a Warner Bros, onde a própria Warner, Spielberg e outras figuras Hollywoodianas eram alvos de piadas e sarcasmos de tudo quanto é tipo. Cada episódio do desenho tinha duração de 20 minutos, e era todo divido em blocos (tipo esquetes de teatro), e cada bloco pertencia a um personagem. Os protagonistas todos da trama eram os Irmãos Yakko, Wakko e Dot, os Irmãos Warner. Segundo a historinha fictícia criada pelos roteiristas, os Irmãos Warner foram criados nos anos 30, mas eles eram muito encreiqueiros e enlouqueciam com todo mundo nos estúdios e por causa disso, tiveram o seu show cancelado e os três ficaram trancados na torre da Warner até 1995, quando eles conseguiram escapar para voltar a infernizar todo mundo.

Nas histórias dos Irmãos Warner, sempre rolava alguma paródia com personalidades famosas, como Einstein, Bethoveen, ou artistas hollywoodianos como Mel Gibson. Eles aprontavam de tudo, sempre com muita ironia e situações de muito humor. Também faziam sátiras de filmes e histórias clássicas da literatura como Os Três Mosqueteiros por exemplo. Havia também o empresário Thadeus Plotz, que era diretor executivo da Warner Bros, e que era caracterizado aqui como um megalomaníaco que maltrada e humilha todos. Seu funcionário Ralf vivia caçando e correndo atrás dos Warners. E ainda tinha o médico austríaco, o Dr Otto Scratchansnif, um psiquiatra que tentava curar os problemas de "loucura" dos Warners, e acabava sempre enlouquecido por eles em situações de rachar o bico de rir! Além da sua Enfermeira, que enfeitiçava Yakko e Wakko, onde foi criado o famoso bordão "Olááááááá Enfermeira!!!", mesmo que a Enfermeira aparecesse vestida em outros trajes, sempre que eles a viam, rolava esse bordão, o que irritava a Dot. Ela, em contrapartida, quando via astros famosos como Mel Gibson e outros, também pulava em cima deles e ficava beijando todo mundo. Outra marca deles eram as cantorias, que foram brilhantemente adaptadas para o português, sem perder a excência e a qualidade do texto original! Era cada confusão que esses caras aprontavam e com uma genialidade única de comédia pra qualquer idade. Simplesmente fantástico!

Paralelo aos irmãos Warner, também foram criados outros personagens para serem inseridos dentro dos blocos de desenhos de Animaniacs, entre eles, a clássica dupla de Ratos de Laboratório Pinky e Cérebro, que fizeram tanto sucesso no mundo todo, que acabaram ganhando o seu próprio desenho fora dos Animaniacs. Cérebro era um gênio brilhante, super cientista que bolava altos planos para dominar o mundo. E Pinky era o seu assistente imbecil, que nunca acompanhava o raciocínio do parceiro e sempre atrapalhava os planos de Cérebro por causa da sua burrice, o que gerava as situações mais hilárias da dupla. Quem não se lembra dos bordões:

-"Cérebro, o que que a gente vai fazer essa noite?
-"A mesma coisa que fazemos todas as noites Pinky. Tentar dominar o mundo!"

Ou então quando Cérebro tinha alguma idéia e dizia: "Pinky, está pensando no que eu estou pensando?" e Pinky sempre respondia alguma coisa nada a ver e o Cérebro se irritava com ele: "Não Pinky!!!". Mas o melhor era quando Cérebro aparecia em público e dizia pras pessoas "Na verdade, eu sou um rato de laboratório tentando dominar o mundo." Muito bom! Os planos fracassavam, mas eles sempre planejavam novos planos para a noite seguinte.

E ainda tinha a musiquinha: "O Cérebro e o Pinky, o Cérebro e o Pinky. Um é um gênio e o outro um imbecil. Não cansam de tentar, mundo dominar. O Pinky, o Pinky e o Cérebro, o Cérebro e o Pinky." Muito bom!


Outra personagem que também fazia sucesso no desenho era a Slappy Esquilo, uma velha mulher Esquilo sensacional que aprontava todas e vivia acompanhada pelo seu irritante sobrinho Skipp. Volta e meia, os desenhos da Slappy tinham tiradas sarcásticas em cima de críticos e roteiristas de cinema, com piadas voltadas pra eles ou situações que nos fizessem remeter a histórias de filmes clássicos onde a Esquilo era a protagonista. E ainda tinha musiquinha de apresentação: "A mulher mais enfezada que existe no mundo, é essa Esquila que mora aqui!" Aí ela aprecia e reclamava: "Agora chega com essa música!" e aí fechavam: "É a Slappy!"
Excelente!!!




Uma outra trinca de personagens que também chamava a atenção no lado de comédia eram os Pombos Penas Boas: Squit, Pesto e Bobby. Squitt era um idiota que vivia dizendo coisas óbvias e puxando o saco do Pesto. Pesto vivia irritado e de mal humor com a vida, reclamando de tudo. Ao mesmo tempo era um convencido e adorava se gabar. Gostava e se irritava ao mesmo tempo quando Squit puxava o saco dele, mas sempre que demonstrava pro Squit que não tava gostando do que ele tava falando, falava num tom ameaçador, fazendo o Squitt dizer que ele não tinha dito o que disse. E quando o Pesto reafirmava o que o Squit tinha dito, o Squitt dizia: "É, foi isso mesmo que eu disse." Então Presto baixava a porrada nele. Era muito engraçado! E o Bobby vivia no meio dos dois, tentando apartar. Os três acabavam sempre metidos em confusões por serem pombos e viver no meio das pessoas.

Tinha também a Gata de rua Rita e o Cachorro Vira Lata Runt, que eram uma espécie de "A Dama e o Vagabundo", que viviam reproduzindo situações históricas em vários cenários diferentes, tipo Egito Antigo, Terremoto no México, Revolução Chinesa e outros. Além disso, faziam paródias e alusões a várias peças e musicais famosos, como por exemplo "Los Misarables", que com eles, se chamou "Los Miseranimais". Muito interessante!

Havia ainda a garotinha Mindy e o seu Cachorro estilo Lessie, Botões. Mindy era uma criança sem noção que ficava sempre presa ou amarrada no quintal de casa, não chama e mãe e o pai de Mamãe e Papai e sim de Moça e Moço, ficava rindo o tempo todo e vivia chamando o Botões de bobo. A mãe dela vivia dando ordens pro Botões ficar vigiando ela, e ela sempre conseguia fugir e se metia nas maiores confusões e o pobre do cachorro vivia correndo atrás dela, se estrepando todo pra evitar que ela se machucasse ou sofresse acidentes. No final das esquetes, ela sempre voltava pra casa ilesa e o Botões voltava todo ferrado e ainda tomava esporro da mãe dela. Eram esquetes meio bobinhas, mais pra crianças mesmo. Mas não chegava a ser ruim.

Entre outros personagens figurantes, tinham o casal de Hipopótamos Flavio e Marita, que apareciam pouco e sempre em histórinhas chatas, o Galo Cocoricó, que também quase não aparecia, e o mímico que aparecia no meio dos desenhos com algo do tipo "Hora da Boa Idéia e da Má Idéia." (estilo cinema mudo).

Em suma, Animaniacs (que em português significa Animaníacos ou loucos por animação) é um desenho original, criativo, diferente e pra todas as idades, por envolver uma série de alusões e paródias, que por mais americanas que sejam, foram bem adaptadas para versão brasileira, de maneira compreensível e numa linguagem excelente para qualquer pessoa se divertir! Sem falar que o formato teatral do programa era ótimo! Sempre divido em esquetes, onde cada personagem tinha o seu destaque. Uma coisa que eu sempre achava interessante, é que em meio a alguma esquete, por trás da situação que tava rolando, sempre apareciam os Warners fugindo de alguém ou fazendo alguma coisa, tocando sempre a musiquinha de fundo deles. Ou então, quando eles protagonizavam a esquete, outros personagens apareciam ao fundo, como Pinky e Cérebro, os Pombos, Slappy, Mindy e Botões ou Rita e Runt. Isso era de uma originalidade só!

A versão Brasileira contou com um elenco fabuloso que deu uma vida especial pra esse desenho! A direção ficou a cargo de Marlene Costa. Sei que teve mais gente que dirigiu Animaniacs, mas não sei precisar pra vocês. Vou pesquisar e me informar, pra poder divulgar melhor.

Os irmãos Warner foram Ettori Zuim (substituído por Clécio Souto nos episódios finais da última temporada), Marcus Jardym e Marisa Leal. O entrosamento de ambos era perfeito! A dupla Pinky e Cérebro, um verdadeiro marco, ficou a cargo de Alexandre Moreno e Hércules Fernando, tanto em Animaniacs, quanto no desenho solo da dupla. Slappy Esquilo ganhou uma interpretação brilhante e híper original de Selma Lopes (a eterna Margie Simpson) e deu toda a característica que a personagem pedia, superando a dublagem original. Seu irritante sobrinho Skkip ficou a cargo de Marcos Souza, ainda garoto na época. Os Pombos tiveram uma boa trinca de dubladores: Zé Luíz Barbeito (Squitt), Marco Ribeiro (Pesto) e Dário de Castro (Bob). Combinação melhor que essa, impossível, pois os dubladores imprimiram com tamanha perfeição as características desses personagens, que ficou super marcante! Rita e Runt foram Carmem Sheila (a Felícia de Tiny Toons) e Orlando Drummond (que dispensa apresentações). Mindy foi feita por Ana Lúcia, uma das melhores dubladoras de crianças do Rio de Janeiro, e sua mãe (que nunca mostrava a cara) tinha a voz de Nádia Carvalho. O Dr Otto foi dublado num cômico genial por Isaac Schnneider (o Professor Xavier de X-Men), a Enfermeira foi Mônica Rossi (Lois Lane de Lois e Clark, Sharon Stone, Demi Moore e etc), e o Sr Plotz foi feito a perfeição de sua megalomania por Isaac Bardavid (Wolverine de X-Men). E os Hipopótamos eram os finados Paulo Flores e Sônia Ferreira. Na narração (característica peculiar sempre presente no desenho), tinhamos um revesamento de Márcio Seixas com Luis Feier Motta. Em suma, uma dublagem original, cheia de adaptações para a versão brasileira que ficou no mesmo nível e até superando o original em diversos aspectos. E temos que aplaudir a Warner por manter essa dublagem nos dvds!

Enfim, o lançamento tá aí! São 5 volumes de dvds com a primeira temporada completa, e o preço está camarada! É bom aproveitar antes que tirem a relíquia do mercado. Quem conhece e gosta, sabe que vale a pena ter! Quem não conhece e quiser relembrar, vale a pena! E quem não é dessa geração, mas quer conhecer um desenho de verdade e de qualidade bem diferente dos desenhos atuais, deve adquirir!

O dvd não é 100% perfeito. Não possui extras, mas a Warner merece um aplauso por ter lançado esse produto! (Vamos esperar pra que faça sucesso de vendas, para lançarem outras temporadas!) Podem procurar em qualquer Submarino ou Lojas Americanas da vida. O preço tá em conta e vale a pena!


Em breve, falarei de outro lançamento contemporâneo dos Animaniacs, também da Warner, que são os Tiny Toons. Aguardem!

Nenhum comentário: