sábado, 3 de maio de 2008

SUPER SENTAI SPIRITS

Criado em 2004 para celebrar os 30 anos das séries Super Sentai (Super Esquadrões com heróis que usam trajes coloridos e contém 5 integrantes ou mais na equipe), esse show passou a ser realizado de 2 em 2 anos no Japão, reunindo os maiores nomes da música japonesa para cantar os respectivos temas dos seriados.

Ao todo, já foram produzidas 32 séries em 34 anos (de 1975 - 2008). Em 2004, o primeiro show do Super Sentai Spirits reuniu 15 cantores para a execução de 34 músicas. O mesmo feito se repetiu em 2006, com algumas mudanças no repertório, a saída de alguns cantores e a entrada de alguns novos. E agora em 2008, como é que vai ser? O show é realizado sempre no mês de novembro, e é lançado em dvd no ano seguinte a sua realização.
Para tentar especular, vamos passar a um detalhado review dos dois shows e fazer possíveis especulações de temas e participações que ainda não ocorreram e poderão ocorrer.


Em 2004, o show foi aberto com Isao Sasaki e Mitsuko Horie, cantando a abertura do primeiro sentai, "Himitsu Sentai Goragner" (1975). Em seguida, Sasaki permaneceu no palco e executou a abertura de "Jacker Dengekitai"(1977), a 2° série sentai. Depois da performance, Sasaki se retira e só vai voltar no final do show, dando lugar a MOJO, para que este execute a abertura e o encerramento de "Battle Fever J" (1979). Após essas performances em que a platéia já está aquecida, o host do show, Shocker Ono, chama ao palco Akira Kushida para cantar a abertura e o encerramento de "TaiyoSun Vulcan" (1981). A série "Denshi Sentai Denziman" não teve canções executadas por causa da ausência do seu cantor, Ken Narita. Depois de Kushida (que só voltará próximo ao fim do show), MOJO volta para cantar as aberturas de "Dai Sentai Goggle V" (1982, exibida no Brasil como "Gigantes Guerreiros Goggle V") e "Kagaku Sentai Dynaman" (1983). MOJO então encerra sua participação, tendo cantado os temas das séries que gravou. Takayuki Miyauchi é anunciado para cantar a abertura e o encerramento da série "Choudenshi Bioman" (1984), tendo essa sido sua única contribuição no show. É a vez de Hironobu Kageyama chegar e cantar "Dengeki Sentai Changeman" (1985, no Brasil exibido como "Esquadrão Relâmpago Changeman"). Após cantar o tema de abertura, ele se retira, pois vai voltar mais a frente, e dá lugar para o estreante Taku Kitahara, que nunca tinha participado de um show de trilhas sonoras de seriados e animes. Kitahara estreou cantando seus dois hits desse universo, a abertura e o encerramento do sentai "Choushinsei Flashman" (1986, no Brasil exibido como "Comando Estelar Flashman"). A platéia, extasiada, queria mais! E teve mais de Hironobu Kageyama, que voltou para cantar a abertura de "Hikari Sentai Maskman" (1987, no Brasil exibido como "Defensores da Luz Maskman"). Kageyama sai outra vez, mas não em definitivo, e Shocker Ono chama os outros cantores para um rápido bate papo descontraído com a platéia, encerrando assim o primeiro ato deste belo show.
Na seqüência, Shocker volta e chama Kenta Satou para cantar a abertura e o encerramento de "Kousoku Sentai Turbo Ranger" (1989). Vale ressaltar que Kenta interpretou o protagonista dessa série, o Red Turbo, e que as trilhas da série anterior, "Choujuu Sentai Liveman" foram puladas, pois Daizuke Shima, o seu cantor, não estava no show. Hora de Hironobu Kageyama voltar e encerrar sua brilhante participação com a abertura e o encerramento da série "Choujin Sentai Jetman" (1991). A série de 1990, "Chikyu Sentai Fiveman", teve suas trilhas puladas por Kenji Suzuki não estar presente no show. Depois que Kageyama sai, Kenta Satou volta para cantar a abertura de "Kyoryu Sentai Zyuranger" (1992), o primeiro sentai a ser americanizado pela empresa Saban, dando origem ao clichê americado "Mighting Morphin Power Rangers". Depois de Kenta, é a vez de New Jack Takouru chegar arrasando com os temas de abertura e encerramento da série "Gosei Sentai Dairanger" (1993), que deu origem a segunda temporada de Power Rangers nos EUA. Depois de New Jack, temos um pulo no tempo e vamos de 1993 para 1999. Os cantores das séries "Ninja Sentai Kakuranger" (1994 - Originário da terceira tempora de Power Rangers), "Chouriki Sentai Oh Ranger" (1996 - originário de Power Rangers Zeo")"Gekisou Sentai Carranger" (1996 - Originário de "Power Rangers Turbo"), "Denji Sentai Megaranger" (1997 - Originários de "Power Rangers no Espaço"), "Seiju Sentai Gingaman" (1998 - Originário de "Power Rangers na Galáxia Perdida") não foram chamados para participar do show. E a música que entrou depois de Dairanger foi a abertura de "Kyu Kyu Sentai Go Go V" (1999 - Originário de "Power Rangers - O Resgate") cantada por Shinichi Ishihara. Em seguida, também pela primeira vez participando de um show desse estilo, a afro-japonesa Kumi Sasaki, dona de um possante vozeirão, entra para cantar a abertura de "Jikku Mirai Sentai Timeranger" (2000 - Originário de "Power Rangers Força do Tempo"). Em seguida, chegou a vez de Yukio Yamagata, também conhecido como "Gao The Beast" (Gao A Besta). Yukio chegou trajando uma roupa num estilo único e peculiar, como se fosse um tipo de índio primata, fazendo uma alusão bem forte a canção que executaria, no caso, a abertura da série "Hyakujuy Sentai Gaoranger" (2001 - Originário de "Power Rangers Força Animal). Uma apresentação fantástica, seguida da linda e emocionante Salia, que entrou logo em seguida para cantar o encerramento da mesma série. Para finalizar esse bloco, assim que Salia saiu do palco, um som de vento anunciava o próximo tema. Era Hideki Takatori chegando para cantar a abertura de "Nippu Sentai Hurricanger" (2002 - Originário de "Power Rangers Tempestade Ninja"). No fim do bloco, Shocker Ono chamou os cantores que haviam se apresentado (a exceção de Kageyama) para mais um rápido bate papo com a platéia.

Em seguida, foi dado início ao 3° e último bloco. Massaki Endo faz uma entrada triunfal, empolgando todos com seu estilo peculiar de cantar e com sua já conhecida performance na abertura de "Bakkuryu Sentai Abaranger" (2003 - Originário de "Power Rangers Dino Trovão"). Em seguida, Akira Kushida entra para cantar o encerramento da série e finalizar sua participação no show. Mas ainda faltava uma série, o novo sentai do ano (no caso, 2004), "Tokusou Sentai Dekaranger" (que originou a série "Power Rangers Super Patrulha Delta). Usando o uniforme dos policiais integrantes da equipe, a dupla Psychic Lover chegou ao som de sirenes e riffs de guitarra para executar a empolgante abertura da série. E para encerrar, Isao Sasaki volta em grande estilo para cantar o encerramento da série. Pra quem achou que esse seria o fim desse fantástico show, uma surpresa ainda maior foi reservada para o fim. Todos os cantores participantes do show se reuniram no palco e juntos cantaram o encerramento de "Himitsu Sentai Goranger", o primeiro Sentai, fechando a noite com chave de ouro e colocando esse show para a história dos shows de trilhas sonoras de seriados e animes japoneses, homenageando com justiça o gênero Super Sentai, que se tornou famoso no mundo inteiro.

Devido a todo esse sucesso, foi determinado que o show seria realizado de dois em dois anos. Em 2006, o show teve sua segunda edição, com participação de outros cantores e com temas de outras séries, como o Sentai "Chikyu Sentai Fiveman" (1990) com abertura e encerramento executadas por Kenji Suzuki, o sentai "Mahou Sentai Magiranger" (2005 - Originário de "Power Rangers Força Mística"), que teve sua abertura executada por Takafumi Ikawasaki e encerramento pelo grupo feminino Sister MAYO; e o Sentai daquele ano (2006), "Gou Gou Sentai Boukenger" (Originário de "Power Rangers Operação Ultra Veloz"), que abriu o show com a música de abertura cantada pelo famoso Nobuo Yamada (que também canta músicas de Cavaleiros do Zodíaco) e o encerramento pela dupla Psychic Lover. Alterações também aconteceram. Shinichi Ishihara, Kumi Sasaki e Salia, que estiveram presentes em 2004, não participaram desse show de 2006. Alguns cantores tiveram o tempo de participação reduzido, como Taku Kitahara, Kenta Satou e New Jack Takouru, que cantaram apenas as aberturas das séries que gravaram. Yukio Yamagata, Hideki Takatori, Massaki Endo e Takayuki Miyauchi continuaram com suas respectivas músicas do show anterior. Alguns cantores como Isao Sasaki, MOJO, Akira Kushida e Hironobu Kageyama continuaram com o mesmo número de músicas, mas trocaram algumas; Isao cantou o encerramento de Jacker no lugar do encerramento de Dekaranger, MOJO cantou o encerramento de Dynaman no lugar do de Battle Fever, Kushida cantou o 2° encerramento de Sun Vulcan no lugar do primeiro e Kageyama cantou o encerramento de Changeman no lugar do de Jetman. As outras músicas do repertório dos 4 foram iguais as de 2004. Outra coisa interessante foi a inserção de temas de meio de série. Mitsuko Horie cantou 2, uma de Boukenger (a chatinha "Bouken Punch") e uma de Gaoranger ("White Light ~ Gaowhite). E Hironobu Kageyama surpreendeu ao cantar a música "Aura Ni Kagayake! Great Five" (Tema do robô de Maskman). Uma outra mudança, curiosa e interessante por sinal, é que dessa vez, o show começou de trás pra frente, ou seja, abriu com o tema da série atual e fechou com o da primeira. E o encerramento do show foi igual ao de 2004, todos juntos cantando o encerramento de Goranger (o que parece ter virado tradição e provavelmente se repetirá nos shows do gênero). Há quem diga que essa edição foi superior a primeira. E realmente, as mudanças foram bem agradáveis diga-se de passagem!


Mas e agora? Estamos em 2008 e em Novembro teremos mais uma edição? Será que vai ter gente nova? Ken Narita vai dar as caras para cantar Denziman? É bem provavel que sim, visto que ele voltou a fazer alguns shows pelo Japão e em 2007 participou do Super Hero Spirits cantando esses temas. É bem provável termos estreantes, tais como Hideyuki Takahashi, que canta o tema do Sentai desse ano de 2008,"Engine Sentai Go-Onger" e da banda Project-R, que acompanha a Sister MAYO no encerramento. Também é provável a participação de Takayoshi Tanimoto, cantor da abertura de "Jyukken Sentai Gekiranger"(2007 - Originário de "Power Rangers Fúria da Selva") e da tão esperada estréia de Ichiro Mizuki, o famoso Aniki, nesse show! Mizuki já cantou de tudo quanto é abertura e encerramento de seriados e animes no Japão, não é atoa que o cara é o Rei, tendo gravado mais de 1000 músicas ao longo dos seus 40 anos de carreira. Mas ele nunca havia gravado uma abertura ou encerramento de Sentai. E em 2007, o encerramento de Gekiranger foi a sua estréia. Alguns fãs gostariam de ouvir outros temas de meio de série, e também que outros cantores pudessem participar desse show.

Pra quem gosta de trabalhar com especulações na base da lógica, é só fazer um comparativo de 2004 pra 2006. É só observar o que funcionou, o que é clássico e que não pode ser alterado, o que pode ser trocado ou substituído, o que aparentou ter feito mais sucesso, o que poderá entrar e o que poderá sair com base em tudo que já rolou, e claro, fazer as apostas! Aguardaremos todos ansiosos para mais uma edição desse show, que logo logo vai estar pintando por aqui em dvd, que infelizmente por vias piratas, afinal, ninguém está com o bolso cheio pra importar o dvd original do Japão, apesar de algumas pessoas fazerem isso, é mais fácil encontrar o show pra baixar no orkut, nos foruns, emules e Youtubes e até comprar em eventos do gênero. Bom, nada é perfeito, esse é o preço do mundo capitalista; e dessa parte da cultura japonesa ainda não ter alcançado um índice de popularidade na mídia, apesar de seu grande sucesso reunindo de 20 a 40 mil pessoas em shows dos cantores todo ano em São Paulo desde 2003 e que felizmente, vem se expandindo pelos outros Estados como Rio, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará. Mas isso é outro assunto e que vai ser debatido aqui no blog.

Vida longa aos Heróis Japoneses, aos Super Sentais e seus cantores! Uma boa música sempre dispensa o idioma em que foi composta! Esses artistas merecem aplausos!

Nenhum comentário: